terça-feira, 29 de abril de 2014

TEMA IV: Controle de Infecção Hspitalar

O projeto Engenheirando a Participação Social – EpaS, mais uma vez efetivou a capacitação com os profissionais do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, Hospital Joaquina Queiroz e profissionais das seis unidades básicas do município. Com o tema Controle de Infecção Hospitalar, a equipe composta pelos discentes Flávio Magno, Luciana Adriano, Vagner Alexandre e Lívia Farias e coordenado pela Docente Daniella Melo fez a quarta capacitação, oferendo para os profissionais que ali trabalham inovações, conhecimento e intervenções, a fim de proporciona-los para  um melhor atendimento hospitalar, assim como uma troca de conhecimento adquirido ao longo de sua vida profissional.
Realizado no auditório do setor de Fisioterapia, a capacitação deu início com o estudante de Fisioterapia Alexandre, onde o mesmo realizou um alongamento com os profissionais, e mostrando-os como faz bem um alongamento físico para começar a sua jornada de trabalho, trazendo um melhor desempenho profissional diante de um plantão, por exemplo. Logo após, deu início a capacitação a respeito do tema Controle de Infecção Hospitalar pelos discentes de Enfermagem junto à professora Daniella Melo, onde expôs de forma clara e compreensiva o tema abordado, com explicações teóricas e práticas. O controle de infeção hospitalar deve ser de grande importância para o ambiente hospitalar, onde em 24 de junho de 1983, o Ministério da Saúde instituiu a Portaria 2616 que determina: Todos os hospitais do país deverão manter Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) independente a entidade mantedora.
A comissão de Controle de Infecção Hospitalar executará ações de intervenção, investigação, promoção e prevenção de controle de infecção no Hospital. Esse trabalho deve ser executado de forma multiprofissional, onde profissionais da recepção, enfermarias, CME, Centros Cirúrgicos dentre outros, deverão trabalhar de forma coletiva, promovendo o mínimo ou nenhum foco de infecção hospitalar. Várias intervenções deverão ser feitas nos Hospitais Joaquina Queiroz e Guiomar Fernandes, uma delas é a colocação de informativos por todo o hospital sobre boas maneiras da lavagem das mãos, essas explicações deverão ser seguidas por todos que circulam no hospital dentre eles os acompanhantes. A lavagem das mãos é uma forma simples e prática e de fundamental importância para a não adesão de infecções decorrentes de ambientes hospitalares. A capacitação foi finalizada no sábado pela manhã nos dois hospitais, onde os estudantes passaram nos setores observando e esclarecendo possíveis dúvidas do tema abordado anteriormente na sexta. Toda a equipe agradece a todos os profissionais pela participação, assim como esperamos, de forma recíproca, a participação de todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About