quinta-feira, 5 de junho de 2014

TEMA VI: PARTICIPAÇÃO SOCIAL

O projeto de extensão Engenheirando a Participação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí – UFRN/FACISA, realizou entre os dias 23 e 24 de maio mais uma de suas capacitações com os profissionais do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, Hospital Maternidade Joaquina Queiroz e das seis unidades básicas de saúde do município de Alexandria-RN.
Abordando o tema “Participação Social”, o grupo composto pela docente Ádila Brito e pelos discentes do curso de enfermagem Flávio Magno, Luana Medeiros, Dalyane Medeiros e Yuri Souza fizeram uma grande capacitação. Em primeira instância, o grupo realizou uma visita setorial com o intuito de expor para os todos os profissionais o tema que logo mais seria abordado, a fim de despertar o interesse em participar da capacitação.
A Participação Social é algo que vem sendo conquistado a cada dia pela luta diária da população em exercer de forma digna a sua cidadania. Um dos marcos para a história da saúde pública do Brasil foi a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), onde se viu a necessidade de um sistema que atendesse a toda a população de forma universal e igualitária, isso se deu na VIII Conferência Nacional de Saúde (CNS) no ano de 1986. Contudo, as CNS anteriormente só permitiam a participação dos governantes e trabalhadores da saúde, já na VIII CNS se viu a necessidade da participação da população, onde possui 50% da participação da conferência. A Constituição de 1988 foi um marco na história da saúde pública brasileira, ao definir a saúde como "direito de todos e dever do Estado".

A capacitação deu início com a abordagem teórica sobre conselhos municipais de saúde, conferências nacionais, estaduais e municipais de saúde, além de ouvidorias do SUS, onde o usuário pode reclamar elogiar, solicitar condutas, receber orientações sobre campanhas de vacinas, dentre outros, o número pelo qual o usuário pode ter acesso a esse serviço é o 136. Posterior a capacitação, no sábado, passamos novamente nos setores do dois hospitais para tirar possíveis dúvidas a respeito da capacitação, assim como passarmos mais informações sobre o tema. Como uma forma de ouvir a população, e em especial, os usuários do serviço de saúde, foi colocada nas recepções dos hospitais uma caixa atrativa, onde os usuários podem colaborar com melhorias para o serviço, reclamações, sugestões, elogias, enfim, uma forma de unir a população e os dirigentes da saúde pública, essa caixa será aberta no conselho municipal de saúde de Alexandria, daí, porém, ficarão cientes de como se encontra o serviço prestado para a população Alexandriense. 

Veja mais...












Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About