quinta-feira, 5 de junho de 2014

TEMA VI: Administração de Medicamentos, Saúde Mental, AVE na Fisioterapia e Importância Alimentar.

      O projeto EPAS, realizou mais uma capacitação neste final de semana (30/05 e 31/05), com os profissionais do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, Hospital Joaquina Queiroz e profissionais das unidades básicas do município. Abordaram-se os seguintes temas: Administração de medicamentos com a equipe formada por discentes de enfermagem (Thaís Cristina, Joice Soares e Jessica Fontes), outro tema abordado por Flávio Magno, Marília Medeiros, Lívia Maria e Ryane Talita foi a Saúde Mental. Os discentes de fisioterapia, Vagner Alexandre e Amanda Nágilla trabalharam o AVE com os profissionais da Clínica de Fisioterapia, e em outro local a aula de nutrição Muriere Marinho se destacou ao falar da importância alimentar para os manipuladores de alimentos.
Diante de tantas oficinas sendo realizadas ao mesmo tempo com grupos distintos, foram oferecidos capacitações de boa qualidade, com temas propostos pelos participantes anteriormente. Pela manhã foram realizadas visitas setoriais em ambos os hospitais, a fim de convidá-los para que posteriormente participassem das capacitações no período da tarde.
No auditório inicialmente, foi realizado apresentação dos discentes e professores que iriam ministrar as capacitações, e em seguida deu inicio com a primeira delas: Administração de Medicamentos. Foi um momento bastante proveitoso, pois trouxemos informações novas e eles abordaram situações do cotidiano de trabalho que vieram a acrescentar na discussão proposta.
Ao final da primeira capacitação seguiu a proposta de Saúde Mental, que abordou os tipos de CAPS, como os profissionais reagem ao atenderem deficientes mentais e qual o papel da enfermagem nesse âmbito. Houve participação de todos os presentes, trazendo situações vivenciadas pelos menos e como eles reagiram ao se depararem com aquela situação. As professoras Leonor e Fábia Barbosa, só vieram a acrescentar aos temas.
Enquanto as capacitações aconteciam no auditório, a fisioterapia atuava na Clínica com os profissionais desta área, abordando o tema de AVE, tema este que foi sugerido pelos próprios profissionais. Ainda, em outro ambiente a discente Muriele, se reuniu com o pessoal da cozinha trabalhando junto com elas a importância alimentar no ambiente hospitalar.
Ademais, no sábado pela manhã aconteceu o I Ação em Saúde na cidade de Alexandria, evento este que mobilizou toda a população. Contamos com a presença, do médico Napoleão, das enfermeiras de ambos os hospitais, e do pessoal da unidade básica.
A proposta dos discentes, foi levar saúde em pequenas ilhas distintas, foram: Vacinação da TB, Hepatite e Gripe, teste de glicemia, verificação de PA, peso e altura com orientações alimentares de acordo com o IMC feito e orientações de quedas e boa postura com o pessoal da fisioterapia.
Participaram em média de 200 pessoas, que visitavam cada ilha, e tiravam dúvidas.
O objetivo das capacitações e da I Ação em Saúde foi atingido. Houve participação de todos os envolvidos e troca de conhecimento, portanto toda a equipe do projeto EPAS, agradece a recepção e esperamos ter contribuído para o acrescimento profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About